Ensaios de Solidez: Atrito Cinético do Fio / Variação Dimensional / Formação de Borboto / Solidez á Fricção

Determinação do atrito cinético do fio


Medidor de Atrito (Lawson-Hemphill)

Introdução:
    O atrito inter-fibras é em grande parte responsável pelo comportamento de sistemas de estiragem, pela resistência dos fios, pelo desgaste dos guia-fios em máquinas têxteis, pelo encolhimento e pelo toque dos tecidos acabados.
    As propriedades friccionais de um fio dependem das fibras constituintes, da sua estrutura, bem como dos acabamentos ou produtos auxiliares que tenham sido aplicados às fibras ou fio.
    Tensões anormais ou irregulares provocam, geralmente, problemas que se traduzem em bobines ou cones demasiadamente duros, fios sobreesforçados, alta percentagem de quebras, bem como irregularidades das dimensões dos tecidos, tanto em tecelagem como em tricotagem. Além disso, essas tensões anormais podem acelerar o desgaste das peças.
    Para que os fios não causem problemas nos teares de malhas devem ser parafinados de modo que o coeficiente de atrito seja inferior a 0,2.
Para medir o atrito dos fios existem aparelhos, os medidores de atrito, que determinam o coeficiente de atrito do fio.
    Um dos aparelhos para determinação do atrito de fios é o medidor de atrito cinético ( “ Bucele and Pollit “ ), que permite medidas directas, com variações das seguintes condições: superfície de atrito, tensão e velocidade de desfilamento do fio.

Amostragem:
            Faz-se uma medição do atrito a 6 cones.

Procedimento:
            1- Passa-se o fio pelo dispositivo de medição do atrito e pelos guia fios, e inicia-se o teste.
        2- Liga-se o equipamento e deixa-se passar o fio até não haver mudança no valor do atrito, e aponta-se o resultado.
            3- Realiza-se isto o numero de vezes pré estabelecido.

Resultados:
            Calcula-se a média do atrito de toda a partida e verifica-se se está dentro dos limites.

Atrito
Ensaio
Cones
1
2
3
4
5
6
1







Média Final






Valores típicos do coeficiente de atrito (µ)

(a)    Entre Fibras


Fibras Cruzadas
Fibras Paralelas
Nylon
0,14 – 0,6
0,47
Seda
0,26
0,52
Viscose
0,19
0,43
Acetato
0,29
0,56
Algodão
0,29 – 0,5
0,22
Vidro
0,13
-
Juta
-
0,46
Caseína
-
0,46
Saran
-
0,55
Terylene
-
0,58
Lã, na direcção das escamas
0,20
0,11
Lã contra a direcção das escamas
0,38-0,49
0,14

Determinação da variação dimensional, peso por metro quadrado e largura aberta


Determinação da variação dimensional, peso por metro quadrado e largura aberta
Maquina de secar (Direita) e de lavar (Esquerda)

            Procedimentos de ensaios:
1-      As malhas chegam ao laboratório e ficam a relaxar durante 4 horas.
2-    Passadas as 4 horas, a malha é estendida em cima da mesa, de maneira a ficar o mais lisa possível.
3-     Marca-se um quadrados de 30×30cm como exemplificado na fig., e corta-se o mesmo, mas com uma margem de 20cm para depois ser seco ao ar, quando necessário determinar a variação dimensional da malha seca na maquina marca-se mais um quadrado na malha.

4-     Corta-se uma amostra de diâmetro de 100m2, e pesa-se a mesma, de seguida multiplica-se esse valor por 100, para se determinar o peso num metro quadrado.
5-     Marca-se dois pontos de Referencia, um em cada ponto da malha, e mede-se a largura da malha.
6-      Lava-se a malha com detergente a uma temperatura de 40ºC num ciclo breve.
7-    Coloca-se o provete que é para determinar a estabilidade dimensional ao ar suspenso num estendal, o resto da malha coloca-se a secar na máquina.
8-      Depois de seco coloca-se a relaxar durante 4 horas.
9-     Após relaxada, mede-se a variação da estabilidade dimensional, no provete seco ao ar, e se necessário no provete seco á maquina.
10-  Com a malha seca na maquina, medir novamente a largura nos mesmos pontos e retirar novamente o peso por metro quadrado.

 Resistência á formação de Borboto (“Pillin Box”)

Resistência á formação de Borboto (“Pillin Box”)
  Pillin Box

            Amostragem:
            Preparam-se 4 provetes, durante o ensaio tira-se um provete de uma em uma hora, atribuindo apenas o grau ao último provete.

            Procedimentos de Ensaio:
1-     Cortam-se quatro provetes da malha, cada um com 12,5×12,5cm, e em cada um deles marca-se o avesso, corta-se ainda mais um provete para avaliação.
2-   Pega-se nos provetes, dobra-se para dentro, e faz-se uma costura a 1,2cm das extremidades para se formar um tubo.
3-  Cortam-se 0,6cm de cada extremidade do tubo de malha, e utilizando o aparelho de montagem colocar um provete prepartado em cada tubo de poliuretano, aplicar fita auto-adesiva de policloreto de vinilo à volta de cada uma das extremidades de cada provete, de forma a fixar o provete ao tubo e deixar exposto 0,6cm do tubo de poliuretano. O comprimento da fita em cada extremidade do provete não deve exceder aproximadamente 1,5 vezes a circunferência do tubo.
4-   Assegurar que o interior da caixa para o ensaio de borboto está limpo e isento de fibras soltas. Fechar e prender com firmeza a tampa e ensaiar durante 14400 voltas.
5-   Durante o ensaio de uma em uma hora tirar um provete, apos as 14400 voltas avaliar o ultimo provete com o padrão correcto.

 Ensaio de solidez á fricção

Ensaio de solidez á fricção

Crockmiter

            Procedimentos de Ensaio:
1-      Utilizar dois provetes, com pelo menos 5cm×14cm.
2-      Fixar o provete, com o auxilio de garras, na base do aparelho de modo que o  comprimento do provete fique no sentido de percurso do ensaio.
3-   Colocar o tecido de algodão para fricção na extremidade da cavilha do aparelho paralelamente à direcção da cavilha de fricção.
4-      A uma velocidade de um ciclo por segundo friccionar dez vezes para um lado e dez vezes para o outro, exercendo uma força de 9N.
5-      Para a fricção a húmido realizar o mesmo procedimento, mas na preparação do provete, molhar este ante em agua destilada, assegurando que tem 95% a 100% de retenção.
6-      Avaliar na caixa de luzes, com o auxilio da escala de cinzentos, durante a avaliação colocar cada tecido de fricção ensaiado, sobre três camadas de tecido de fricção branco.

Comentários

Mensagens populares