Produtos: Ignifugação e Biocidas / Anti-Traça e Anti-Estáticos

Produtos de Ignifugação

Acabamentos Produtos de Ignifugação

    Para proteger o homem dos perigos de incêndio provocados pelos artigos têxteis, têm sido desenvolvidos grandes esforços, sobretudo nos últimos 20 anos. A investigação na indústria dos produtos de acabamentos conduziu à comercialização duma série de produtos com propriedades ignífugas, sobretudo para aplicação sobre as fibras celulósicas. Os países industrializados começam a impor cada vez mais restrições quanto à inflamabili­dade de certos tipos de artigos (vestuário de bébé, toalhas de mesa, alcatifas em locais públicos, etc).

    Entre estes produtos, podemos referir:
    - Os sais minerais, que não apresentam qualquer solidez à lavagem;
    - Os derivados halogenados (polímeros clorados, cloretos de titânio e antimónio, etc.);
    - Os derivados de fósforo e halogénio;
    - Os derivados à base de azoto e fósforo (entre os quais podemos incluir os produtos do tipo THPC e APO, frequentes nos Estados Unidos, e o Pyrovatex CP(R), frequente na Europa).

    A aplicação da maioria destes produtos deve fazer-se simul­taneamente com uma resina termoendurecível. Para a obtenção de um efeito ignífugo apreciável é necessário aplicar entre 10 a 20 % de produto em relação ao peso da fibra, o que vai natural­mente afectar o toque do tecido.

Produtos Biocidas

Acabamentos Produtos Biocidas
A celulose pode ser atacada por micro-organismos do tipo bactérias ou fungos. Este ataque é denunciado por um cheiro desagradável, pela formação de manchas coloridas e por uma perda de resistência mecânica dos artigos. O ataque é favorecido por condições muito húmidas e por uma atmosfera amena, e dificultado pela luz solar. Estas condições podem ocorrer na armazena­gem de tecidos.
Há diversos produtos orgânicos que podem ser aplicados aos artigos têxteis para impedir este ataque. É fundamental que por contacto não sejam tóxicos para o homem.
Por outro lado, para os artigos têxteis utilizados nos hospitais que não são frequentemente lavados (estofos, alcatifas, cobertores, telas de colchões, etc.), é útil a aplicação de produtos que matem os micróbios patogênicos.

Produtos Anti-Traça

Acabamentos Produtos Anti-Traça

As larvas das traças alimentam-se das fibras animais, como a lã, que são constituídas por proteínas. Para reduzir este inconveniente, existem diversas técnicas:

- Para uma proteção passageira, é possível ou armazenar os tecidos em câmaras frigoríficas (apenas viável para artigos de luxo, como sejam os casacos de pele), ou aplicar as conhecidas bolas de naftalina ou um spray com DDT ou produtos similares;

- Para uma proteção permanente, podem aplicar-se, simultaneamente com o tingimento, produtos que impedem que as fibras sejam digeridas pelas larvas das traças, como é o caso das marcas comerciais Mitin e Eulan, que apresentam razoável solidez à lavagem.

Produtos Anti-Estáticos

Acabamentos Produtos Anti-Estáticos

As fibras sintéticas carregam-se facilmente com eletricidade estática, devido à sua fraca condutividade eléctrica, relacionada com a fraca absorção de humidade.

Para diminuir este efeito, aplicam-se na fabricação das fibras produtos de ensimagem, os quais no entanto são eliminados nas operações de tratamento prévio. É, pois, conveniente incluir no banho de acabamento produtos anti-estáticos, os quais, conforme as suas características, podem apresentar maior ou menor solidez à lavagem.

Comentários

Mensagens populares